Consultoria - Qualidade Total |
Algumas definições citadas na literatura:
Deming (Sioux City, 1900-1993 - estatístico, professor e consultor amplamente reconhecido pelo seu trabalho no Japão, onde ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas e fabricar produtos inovadores de alta qualidade.): “Perseguição às necessidades dos clientes, homogeneidade dos resultados do processo, previsibilidade e redução da variabilidade.”;
Juran (Braila, 1904-2004 - consultor de negócios famoso por seu trabalho com qualidade e gerência de qualidade): “Adequação ao uso através da percepção das necessidades dos clientes e aperfeiçoamentos introduzidos a partir de patamares já alcançados.”;
Ishikawa (Tokyo,1915-1989 - engenheiro de controle de qualidade, teórico da administração das companhias japonesas): “Uma rápida percepção e satisfação das necessidades do mercado, adequação ao uso dos produtos, e homogeneidade nos resultados do processo.”.
Resumindo, é a qualidade em todos os níveis, todas as áreas, no comportamento, nas relações de trabalho e principalmente na qualidade de vida do Ser Humano.
Princípios Básicos do Controle da Qualidade Total |
|
Como funciona |
Através de um programa que prepara cada setor para a nova proposta de mudança comportamental. Esta revolução comportamental somente é possível com a implantação TOTAL da filosofia desejada que divide-se em "Ferramentas da Qualidade Total". Algumas destas ferramentas:
|
Benefícios |
|